domingo, 13 de maio de 2012

Movimentos lançam Frente Pró-Cotas para legitimar decisão do STF em SP


Movimentos lançam Frente Pró-Cotas para legitimar decisão do STF em SP


Encontro ocorreu duas semanas após o STF declarar a constitucionalidade da reserva de vagas para negros no ensino superior. Atuação da Frente se dará por meio de pressão ao Parlamento e aos Conselhos Universitários.
(1’34” / 368 Kb) - Pelo menos 40 organizações populares se reuniram nesta terça-feira (9)  e lançaram a Frente Pró-Cotas Raciais do Estado de São Paulo. O encontro ocorreu na Câmara dos Vereadores da capital, duas semanas após o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar a constitucionalidade da reserva de vagas para negros em instituições públicas de ensino.
Segundo os organizadores, o objetivo é “unificar a pauta política das organizações do movimento social e negro e construir uma unidade pluripartidária, com o apoio de sindicatos e entidades da sociedade civil”.
A atuação da Frente se dará por meio da pressão ao Parlamento e aos Conselhos Universitários, a quem cabe decidir pela adoção de programas de ação afirmativa.
Logo após o encerramento da votação no STF (26/04), os reitores das três universidades estaduais paulistas (USP, UNESP e Unicamp) anunciaram que a decisão dos ministros não provocará nenhuma alteração em seus processos seletivos.
As primeiras ações do coletivo estão previstas para ocorrer na semana que antecede o Dia da Abolição, em 13 de maio. Entre elas, a Aula Pública desta quinta-feira (10), seguida de manifestação pelas ruas do centro de São Paulo. A concentração tem início às 17 horas, na Praça da Sé.
Outra proposta é cobrar a realização de uma Audiência Pública, convocada pela Assembleia Legislativa. Em todas as atividades serão colhidas assinaturas de apoio a um manifesto em defesa das ações afirmativas.
Entre outras organizações, participaram do lançamento da Frente a UNEafro Brasil; Instituto Luís Gama; Círculo Palmarino; CONEN; INSPIR; UNEGRO; CONDEPE; Quilombagem; Levante Popular da Juventude; Anel; Rede Emancipa; Conselho Estadual da Comunidade Negra; SOS Racismo; Fórum de Esquerda; Comitê Contra o Genocídio da Juventude Negra; professores e estudantes universitários; e representantes de conselhos municipais e mandatos parlamentares.
De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.
09/05/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário